Como Meditar Passo a Passo

    Além de obter a sensação de bem-estar da mente, quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células. 


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS 

Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:
  • redução do estresse e ansiedade
  • aumento de satisfação e melhor desempenho no
  • ambiente de trabalho;
  • diminuição da insônia e depressão;
  • aumento de bem-estar e autoestima;
  • estímulo da criatividade, inteligência e memória;
  • fortalecimento do sistema nervoso e imunológico;
  • redução da pressão arterial e de dores de cabeça;
  • diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas

   Os recém-chegados à meditação muitas vezes se sentem intimidados. Eles imaginam um monge sentado em pose dos lótus por horas a fio no topo de uma montanha. Mas a realidade é que a meditação é muito mais fácil e acessível do que a maioria das pessoas imagina.

Sente-se

 

A posição mais comum e acessível para a meditação é sentado. Sente-se no chão, em uma cadeira ou em um banquinho. Se você está sentado no chão, muitas vezes é mais confortável sentar-se de pernas cruzadas sobre uma almofada. Conforto é fundamental. Agora imagine um fio que se estende desde o topo de sua cabeça, puxando suas costas, pescoço e cabeça para cima em direção ao teto em uma linha reta. Sente-se ereto.

 

Relaxe o corpo

 

Feche os olhos e analise o seu corpo, relaxando cada parte, uma de cada vez. Comece com os dedos dos pés, pés, tornozelos, pernas e continue por todo o seu corpo. Não se esqueça de relaxar os ombros, pescoço, olhos, face, mandíbula e língua, que são áreas comuns para a tensão.

 

Fique quieto e silencioso

 

Agora que você está sentado e relaxado, tenha um momento para ficar quieto. Basta sentar-se. Esteja ciente de seus arredores, o seu corpo, os sons ao seu redor. Não reaja, nem tente mudar nada. Basta estar atento.



 

Respire

 

Vire a sua atenção para sua respiração. Respire em silêncio, ainda profundamente. Envolva o seu diafragma e encha os pulmões, mas não force a respiração. Observe como a respiração se sente no nariz, garganta, peito e barriga à medida que flui para dentro e para fora.

 

Estabeleça um mantra

 

Um mantra é um som, palavra ou frase que pode ser repetida em toda a sua meditação. Mantras podem ter benefícios espirituais, vibracionais e transformadores, ou podem simplesmente fornecer um ponto de foco durante a meditação. Eles podem ser falados em voz alta ou silenciosamente a si mesmo. Um mantra simples e fácil para iniciantes é dizer silenciosamente a cada respiração, estou respirando, estou respirando.

 

Acalme sua mente

 

Enquanto você se concentra em sua respiração ou mantra, sua mente vai começar a acalmar e tornar-se presente. Isso não significa que os pensamentos deixam de surgir. Enquanto pensamentos vêm a você, simplesmente reconheça-os, coloque-os de lado, e volte a sua atenção para a respiração ou mantra. Não se debruce sobre seus pensamentos. Alguns dias sua mente vai estar ocupada e cheia de vibração interior, outros dias ela permanecerá calma e focada. Também não é bom, nem mau.



 

Quando terminar a sua meditação

 

Não há um tempo exato para praticar meditação. No entanto, no começo, é mais fácil sentar-se por períodos mais curtos de tempo (5 a 10 minutos). Quando você se tornar mais confortável com a sua prática, medite mais. Defina um alarme se você preferir sentar-se por um período de tempo predeterminado. Outra opção é decidir sobre o número de respirações que você vai contar antes de terminar a sua prática.

 

Como acabar com a sua meditação

 

Quando você estiver pronto para terminar a sua prática, reduza trazendo sua atenção consciente de volta para o seu entorno. Reconheça sua presença no espaço ao seu redor e, delicadamente, mexa os dedos das mãos e pés. Comece a mover suas mãos, pés, braços e pernas. Abra os olhos. Mova-se devagar e tome um tempo para se levantar.

 

A prática leva à perfeição

 

A consistência é mais importante do que a quantidade. Meditar por 5 minutos a cada dia vai recompensá-lo com muito mais benefícios do que meditar durante duas horas, um dia por semana.

 

Pratique em todos os lugares

 

A maioria dos novatos acham mais fácil meditar em um espaço tranquilo em casa, mas enquanto você se tornar mais confortável, comece a explorar novos lugares para a prática. Meditar ao ar livre na natureza pode ser muito pacífico, e aproveitar a oportunidade para meditar no ônibus ou na sua cadeira de escritório pode ser um excelente calmante.
A meditação é uma maneira simples, eficaz e conveniente para acalmar a sua mente ocupada, relaxar o corpo e encontrar a paz interior em meio ao caos da vida do dia-a-dia. Comece meditando hoje, colha os frutos e compartilhe sua experiência conosco!


 FONTES: https://www.saudemelhor.com/como-meditar-passo-passo-sozinho-casa/
                  http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/beneficios-da-meditacao/556/#

Comentários