Saudação ao Sol
Saudação ao Sol (Surya Namaskar)
A adoração do sol é uma das mais antigas
formas de expressão religiosa, sendo praticada por povos de todo o mundo
desde os princípios da História. Ainda hoje existem testemunhos desta
prática em artefatos e templos que vão dos mais simples, como as pedras
de Stonehenge, aos mais sofisticados, como as pirâmides do Egito.
Os antigos povos da Índia também tinham a prática de venerar o sol que persiste ainda hoje na forma dos cânticos e rituais diários e que tem os seus princípios escritos nos Vedas, os textos sagrados da doutrina Hindu.
Talvez o ponto mais importante a reter quando começamos a praticar Surya Namaskar é “não forçar”. Aqui podemos aplicar o primeiro yama (refreamento), ahimsa (não-violência) à nossa prática. Na prática dos asanas (posturas), procuramos não forçar o corpo para além dos seus limites. Tornamo-nos violentos com nós próprios quando não aceitamos esses limites, podemos até causar lesões que levam tempo a sarar. Acabamos por limitar o corpo em vez de o deixar beneficiar dos asanas e ao limitá-lo, ficamos impossibilitados de sentir os seus verdadeiros efeitos. O desconforto de forçar o corpo causará perturbações na mente, já não iremos conseguir mantermo-nos no momento, desligados do exterior.
Benefícios da Saudação ao Sol (Surya Namaskar)
Oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo. Essas poderosas posturas de yoga tem um grande impacto sobre o coração, fígado, intestinos, estômago, peitoral, garganta e pernas – o corpo todo de cima a baixo. Ela purifica o sangue e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, garantindo o funcionamento correto do estômago, intestinos e nervo central. Praticar a Saudação ao Sol diariamente ajuda a equilibrar as três constituições – Vata, Pitta e Kapha – das quais o corpo é feito.
Saudação à Lua
Saudação à lua (Chandra Namaskar)
A prática da Saudação à Lua (Chandra Namaskar) é um reflexo do Surya Namaskar (Saudação ao Sol), assim como a lua não tem luz própria mas reflete a luz do sol. A sequência de asanas é a mesma do Surya Namaskar exceto que Ardha Chandrasana é realizada após Ashwa Sanchalanasana. Chandra Namaskar é mais praticada a noite, especialmente quando a lua está visível. Ao praticar a noite, certifique-se que o estômago esteja vazio.
Benefícios da Saudação a Lua (Chandra Namaskar)
Chandra Namaskar ajuda a canalizar a energia lunar; que detém qualidades refrescantes, relaxantes e criativas. Chandra Namaskar também alonga a coluna vertebral, tendões, região posterior da perna; fortalece os músculos da perna, braço, coluna, e estômago. Como toda prática de yoga, é importante que você aprenda Chandra Namaskar sob supervisão e orientação adequada.
fontes:http://www.artofliving.org/br-pt/yoga/posturas-de-yoga/surya-namaskar-saudacao-ao-sol
http://sementedoyoga.com/2014/03/14/surya-namaskar-dos-tempos-vedicos-aos-tempos-modernos-2/
http://www.artofliving.org/br-pt/saudacao-a-lua
Comentários
Postar um comentário